Criação do Bicho da Seda


Mais uma vez, o ciclo do bicho da seda começou na nossa Escola.

Em Fevereiro, nasceram os primeiros bichinhos dos ovos postos o ano passado.

Os bichos-da-seda ficam quase um ano dentro do seu ovo, desde que a sua mãe, uma borboleta, os deixou num bocado de pano ou papel, onde passou todo o Inverno. Passam muitos meses sem comer, mas, quando nascem, têm muita fome e a sua primeira comida é a casca do seu ovo. Se não a comerem não podem sair do ovo.

Os nossos bichinhos são agora muito pequenos, mas vão crescer e o seu corpo vai mudar de forma. Eles pertencem à classe dos insectos.

Quando o bicho-da-seda nasce tem cerca de 2.5 mm de comprimento. Ele come durante 42 dias e sofre 5 mudanças (metamorfoses), aumentando o seu peso 10000 vezes mais. Torna-se, então, numa lagarta, a larva de uma borboleta e come grandes quantidades de folhas de amoreira. Chega a medir 5 cm.




Quando está nesta fase, come todo o tipo de folhas de amoreira. O lugar ideal para as larvas é dentro de uma caixa de cartão. Nunca lhes deve faltar comida fresca e não devem estar em exposição directa ao sol. É preciso muito cuidado com a utilização de insecticidas. Os bichos-da-seda podem estar quietos entre 24 e 30 horas e, quando se movimentam, só pensam em comer.


Quando está "gordinho", o bicho da seda faz um casulo com seda. A seda é a baba da lagarta e é com ela que faz a "casinha" onde se transforma em borboleta.

A construção do casulo leva de três a cinco dias para ser encerrado e lá dá-se uma grande transformação (metamorfose) no corpo da nossa lagarta. Ela fica em crisálida e ela é crisálida apenas dentro do casulo.















Passados cerca de 10 a 12 dias, dá-se o rompimento do casulo e, de cada um, sai uma borboleta. Este é um momento mágico, a que nós já assistimos muitas vezes. As borboletas não necessitam de alimento e também não voam. É, então, que acontece a dança de acasalamento. Depois de acasalarem, a fêmea põe muitos ovos e logo de seguida morre, assim como o macho, concluindo, assim, o ciclo de vida que se iniciou em Fevereiro.

Estamos em Maio e na fase final do ciclo. Aqui ficam algumas imagens para noticiar este momento e para mais tarde recordarmos este animal fantástico que vive connosco na sala de aula.



3 comentários:

elizabete disse...

As imagens são lindissimas.
Parabéns a todos na escola. Para os alunos vivam estes momentos.
Beijinhos

Lucas disse...

eu adorei o texto mas tem uma coisa errada: o bicho da seda não se transforma em borboleta, se transforma em mariposa.

SJPMV disse...

Boa Tarde, onde poderei arranjar esses bichos, eu só tenho 1 e queria que eles acasalassem

>